quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"AS ORIGENS DO CÃO" - Carla Cruz, Bióloga, Mestre em Produção Animal e Doutoranda em Ciência Animal




‎"Independentemente do local ou data de domesticação, dizer que o cão descende do lobo é tão incorrecto como dizer que o homem descende do chimpanzé. Trata-se apenas de uma simplificação quiça algo abusiva da realidade. Efectivamente, no período em que a domesticação terá ocorrido, não existia o lobo tal como o conhecemos hoje; tratava-se de uma espécie ancestral comum, que terá dado origem por um lado ao lobo e por outro ao cão, consoante alguns animais se adaptaram a um ou outro nicho ecológico.
E, mesmo que hipoteticamente, o ancestral do cão tivesse sido um lobo semelhante aos actuais, passaram-se milhares de anos em estreita convivência e evolução com as pessoas, que moldaram características físicas e comportamentais únicas, diferentes das de um animal silvestre.
O cão deverá ser sempre tratado e encarado como um cão, e não como um lobo em nossa casa!" - Carla Cruz, Bióloga, Mestre em Produção Animal e Doutoranda em Ciência Animal excerto do artigo "AS ORIGENS DO CÃO" in Cães e Companhia edição de Outubro de 2010

Sem comentários: