Porquê? Sim porquê Cesar Millan?

Porque é que alguém deixa que o seu cão seja tratado de forma agressiva e irracional? Bater (seja com muita força ou com pouca força, usualmente a suficiente para incomodar o cão) não é sinónimo do uso da inteligência que temos, é apenas uso da força bruta.

Porquê acreditar em alguém que diz uma coisa e CLARAMENTE faz o oposto?

  • Controlo psicológico não se faz estrangulando cães com trelas ou dando pontapés na barriga dos cães.
  • Cães calmos não se defendem com os dentes, não arfam, esperneiam, lutam, tentam fugir ou demonstram pânico, logo dizer que se quer instituir calma num cão agarrando-o em pleno ar pelo cachaço é anedótico.
  • Não se alcança a confiança de um animal através do medo e da intimidação, temer alguém não é respeitar alguém.
  • Uma mão em forma de garra não se assemelha a dentes e os cães sabem a diferença algumas pessoas pensam ser a mesma coisa.
  • Bater com a mão em forma de uma garra no lombo de um cão não se assemelha em nada a uma mordida de um cão, assemelha-se a bater com a mão em forma de garra repetidas vezes no lombo do cão.
  • Dominância não é a explicação para TODOS os problemas dos cães, desde agressividade, a medo de motas ou compulsões por luzes. Os cães não querem “mandar” em si! Eles dependem de si para comer, ir ao veterinário, brincar, terem segurança e muitas vezes até para procriar. Se um cão quisesse estar acima de si na hierarquia ele teria que fazer tudo isso, e isso simplesmente não é possível.
  • Atar o rabo de um cão a uma trela e puxá-lo para cima não o faz milagrosamente ficar confiante. Estampar um sorriso falso na cara de alguém infeliz, não o faz feliz.
  • Obrigar um cão com compulsões por luzes a olhar para cima com uma estranguladora apertada à volta das vias respiratórias não resolve nenhuma obsessão compulsão, o problema persiste até se retirar a coleira do pescoço do cão e ele poder respirar de novo.

Porquê acreditar em alguém que não tem qualificações nenhumas? Nunca estudou nada acerca de cães, nunca fez nada que o tornasse mais informado acerca de cães do que você! Você provavelmente sabe mais do que ele acerca de cães, já pensou nisso? Apenas não tem uma equipe de TV e uma gigantesca máquina de marketing chamada National Geographic atrás de si!

Porquê acreditar numa pessoa cujos métodos estão comprovadamente ultrapassados? Quando milhares de outros treinadores resolvem os mesmos problemas com métodos não agressivos e bem mais eficazes, porquê achar que o que ele faz é melhor, porque está na televisão, ou porque ele diz?

Estarão milhares de treinadores, biólogos, etólogos, veterinários e donos de cães completamente enganados quando fazem vídeos, escrevem artigos e comentam com as suas experiências, estudos, prática que estes métodos são errados, detrimentais e abusivos?

Estarão todas as pessoas que falam das consequências do uso de métodos antiquados, punitivos e abusivos a inventá-las? Será uma mentira que tantas pessoas se movam para informar o público?

Estarão todos com ciúmes? Ciúmes de quê exactamente?

Ian Dunbar Médico Veterinário, especialista em comportamento animal – Protagonista de vários programas de treino de cães na televisão, mais de 4 livros e DVDs publicados, lecciona seminários por todo o mundo, citado nos jornais mais conceituados de veterinária e comportamento do mundo, titular de um estudo feitos com cães durante cerca de 30 anos. Tem ciúmes?

Karen Pryor Bióloga mestrada, treinadora no Sea World de golfinhos e orcas durante vários anos, promotora do Clicker e do desenvolvimento do treino baseado no reforço positivo, mais de 4 livros e vários Dvds publicados, o último deles em 2009, proprietária da sua própria editora. Proprietária do website e cadeia clickertraining.com, e proprietária individual da marca e nome Clicker! Lecciona cursos de treino online e presenciais; convidada para leccionar seminários por todo o mundo anualmente; conceituada pelos seus pares nos temas de comportamento animal e treino canino, citada regularmente em variadas universidades de etologia e comportamento animal. Tem ciúmes?

Susan Garrett e Sylvia Trkman ambas campeãs mundiais de Agility, treinadoras conceituadas pelos seus pares, com medalhas em variados campeonatos pelo mundo fora. Proprietárias de escolas de treino, ambas escritoras publicadas de livros e Dvds sobre treino canino com clicker e reforço positivo. Leccionam seminários pelo mundo fora a convite, os seus métodos são inovadores e seguidos por milhares de pessoas. Têm ciúmes?

São apenas 4 no meio de milhares, mas estarão estas 4 pessoas com ciumes? A mentir? Enganadas?

Porquê acreditar que todos os cães que passam pelo Cesar Millan são salvos por ele ou eutanasiados? Porque é que nunca vemos veterinários clarificar que os cães foram devidamente vistos e não apresentam problemas médicos? Se sabemos que os programas são editados de forma a salvar dois cães em 45 minutos porque não pensamos que por trás de tanto editar se esconde muita coisa?

Porquê acreditar na pessoa sem qualificações, que não se contradiz a ele mesmo, que não se baseia em nada factual para o que faz, que tem uma máquina de marketing gigantesca atrás dele interessada em vender o programa dele custe o que custar, que não sabe explicar o que faz, que escapa às entrevistas, que é obrigado a colocar nos seus programas que ninguém deve imitá-lo? Porquê?

Porquê criticar e não apresentar opções? Porque quem quer procurar opções encontra em todas as esquinas (Internet, livros, Youtube, artigos, estudos científicos....). Porque existem sempre alternativas. Porque diariamente milhares de pessoas praticam outros métodos e técnicas, fazem vídeos, esclarecem dúvidas, se prontificam a mostrar outras formas. É só procurar e lembre-se espero que não bata no seu cão por nada! Não é necessário fazê-lo!



Comentários

RYKY disse…
Exactamente o que eu penso desta personagem.

Mensagens populares deste blogue

5 mitos do cão "agressivo"

NÃO QUEIRA UM CÃO DE GUARDA Por Claudia Estanislau

Estimulação Mental com a Amanda