sábado, 18 de junho de 2011

Sátira Humorística ao Treino Positivo

Algumas afirmações feitas aos treinadores positivos como argumentos para a ineficácia do métodos:

  • “já tentei o método de reforço positivo e não resulta” – normalmente descubro que essa pessoa tem aquela raça de cão especial que, segundo o dono, faz tudo em troca de o agradar. Este cão pertence aquela raça de cães que vêm com um chip especial que vai a correr buscar os chinelos ou comprar o jornal ao quiosque só para agradar o dono quando este está “desagradado”. São fabulosos um dia gostava de conhecer um destes.
  • “Não gosto do treino positivo os cães ficam viciados em comida” – Esta pessoas têm um daqueles cães que não precisa de comer todos os dias e estes donos não querem habituar o cão a comer… é justo! Também são pessoas que têm um entendimento profundo de reforço positivo e SABEM que este SÓ funciona se usarmos comida.
  • “Não se muda comportamentos agressivos em cães atirando-lhes salsichas” – esta adoro! É exactamente isso que eu faço! Quando vejo um cão agressivo vou a correr buscar uma lata de salsichas ao armário e despejo-as para dentro das goelas dele! Voilá!
  • “Eu sei que não é como você diz eu já tenho cães desde criança” – tenho que admitir que existe um fenómeno mundial e que é, treinadores positivos só têm um cão e nunca nenhum treinador positivo cresceu com cães, é um fenómeno estranho!
  • “Eu treino cães há 50 anos!” – eu gostava de afirmar que treinar cães há 50 anos com coleiras estranguladoras, berros, enforcadoras com bicos e outras "delicias" mais, invalida os métodos baseados em reforço positivo mas ainda estou a pensar nisso, muito :S. Também treinadores positivos só treinam cães há menos de 10 anos, nunca mais.
  • “O meu cão tem 90 kgs” – são aqueles cães que quanto mais pesados menos respondem ao treino positivo, é verdade o treino positivo só funciona com cães abaixo dos 10 kgs, se o seu tem 11 kgs para cima, é melhor nem tentar.
  • “só funciona na teoria” – é verdade. Infelizmente sou obrigada a afirmar que eu nunca treinei um cão que fosse na minha vida! Pronto tá dito!
  • “Isso são tudo modernices” – Ah sim! Claro o novíssimo método de reforço positivo e condicionamento operante inventado pelo Cristiano Ronaldo durante o jogo do Barca em 2010.
  • “O clicker é uma engenhoca que não serve para nada, não é natural ensinar o cão com aquilo” – claro que não! Onde já se viu ensinar o cão com um instrumento de plástico que faz o som click? É bem mais natural colocar no pescoço do cão um naturalíssimo colar de elos metálicos com bicos de ferro virados para dentro ou então mais natural ainda é administrar uns choques eléctricos para lembrar o cão que tem que nos naturalmente agradar
  • “Os cães não dão salsichas uns aos outros” – pois não, se pudessem no entanto não duvido que o fizessem. Mas os cães também não se abraçam, dão vacinas uns aos outros, caminham do lado esquerdo a olhar para o focinho do outro numa rotina de 5 minutos, e não fazem quase nada do que fazem connosco, por isso acho que se todos os males da vida dos cães fossem as salsichas que lhes damos seria uma vida bem mais justa para eles :D
  • O treino positivo é uma farsa, também usa castigo negativo que ainda é pior porque é negativo” – Eu explicava mas tenho que ir fazer o jantar…
  • “Treinadores positivos não treinam cães a sério” – cães a sério.. hmmm… são aqueles cães que são… diferentes dos cães a fingir…
  • “Treino positivo é bom para treinar cães de circo” – ai eu concordo inteiramente com esta. Os meus truques favoritos incluem o Joel a fazer uns juntos, deitas, ficas e sentas. Gosto de ver cães de assistência a fazer aqueles truques divertidíssimos como devolver chaves que caem no chão aos donos, ou inserir cartões de crédito na ranhura dum multibanco. O meu truque favorito é quando um treinador positivo (ops! De circo queria eu dizer) ensina um cão a deixar de rosnar ao dono esse é mesmo divertido. Também acho interessantes truques que evolvem encontrar pessoas que estão desaparecidas, eu se não odiasse a exploração de animais no circo até sugeria que fossemos todos para o circo mostrar estes truques!
  • “Treinadores positivos não têm experiência” – pois não era só o que faltava agora depois disto tudo ainda ter que ir treinar cães! Nem pensar!

Para todas as pessoas que gostam de usar argumentos tão válidos para não experimentarem treinar os seus cães com métodos positivos, saibam que estes argumentos são tão cómicos como tristes. Para saber se resulta, tente primeiro, mas tente mesmo. Siga as indicações que lhe são dadas à risca, não se engane, não aldrabe, não arranje desculpas, não desista antes do tempo, não pense que sabe antes de saber, não julgue. Apenas pratique e de preferência junto de um desses profissionais circenses. Treine e prove a todos nós que estamos errados!



7 comentários:

Ivan Chitolina disse...

Olá Claudia, tudo bem? Gostei muito do post e gostaria da sua autorização para publicá-lo em meu blog.
Abraço

Claudia Estanislau disse...

Olá Ivan, força pode fazer isso à vontade. Bjs

Thiago Blanco/ Roberta Blanco disse...

Excelente matéria Cláudia. Mais uma vez você surpreendeu.
Meus Parabéns.
Abraços

Ivan Chitolina disse...

Obrigado Claudia, já divulguei no blog. Dá uma olhada lá. Abraço

Mariana disse...

Adorei Cláudia!!
Sempre tem alguém com uma desses maravilhosas justificativas!

Marília Domingos disse...

Está muito bom! Gostei especialmente do que diz "O treino positivo é uma farsa porque usa castigo negativo que ainda é pior, porque é negativo..." ahahaha, santa ignorância! Está muito bom mesmo!

Sarp disse...

Olha, junta aí a última que me "saiu na rifa".

Como é óbvio o melhor mesmo é bater-lhe até ele deixar de apresentar o comportamento indesejado e aí sim, continua a ser quem sempre foi (claro que com um trauma adicional, deve ser o bónus)... -.-