O QUE SÃO EXERCÍCIOS DE AUTO CONTROLE E PARA QUE SERVEM

Exercícios de auto controle são exercícios que ensinam o cão a controlar-se e amnter os seus níveis de excitamento e ansiedade sob controle. Muitos cães não são ensinados a controlar os seus níveis de excitamento e quando ultrapassam os seus limites oferecem comportamentos que chamamos de “displacement behaviours” tais como correr pela sala, ladrar, movimentos copulatórios, mordiscar a roupa, braços ou pernas, agredir outros cães ou animais que estejam presentes, etc..
Todos estes comportamentos normalmente são confundidos com agressão, mas na realidade não passam de comportamentos típicos de cães que quando confrontados com uma situação que lhes sucita muita excitação e ansiedade, não sabem o que fazer.
Treinar um cão com métodos positivos ajuda o mesmo a lidar com esses níveis de frustração e excitação, mas não é o suficiente. É necessário que integremos estes exercícios de auto controle no dia-a-dia e aproveitemos as situações diárias e que normalmente são muito excitantes para um cão, em oportunidades de ensinar o cão a controlar-se.
Este ensino faz-se com o uso de castigo negativo, isto é, algo que o cão quer é-lhe retirado ou impedido o acesso até que ele ofereça um comportamento apetecível. Não existe necessidade nenhuma de usar castigos físicos ou punições.
Exercícios de auto controle podem ser praticados por exemplo na altura de levar o cão à rua para um passeio. Normalmente o simples facto de pegarmos na trela já faz com que o cão desate num arrail de comportamentos excitáveis, tais como ladrar, pular, arranhar a porta, etc.. Uma forma de treinar auto controle é esperar pacientemente que o cão se acalme antes de lhe colocarmos a trela. É possível que das primeiras vezes que façamos este exercício não consigamos nem colocar a trela. Se assim fôr e o cão não acalmar, pouse a trela e tente mais tarde. A chave para este tipo de treino é consistência e o seu próprio controle sob a situação.

Estabeleça o critério que pedirá ao seu cão. Algumas pessoas apenas querem que o cão não ladre nem salte antes de ir à rua, outras quererão que o cão se sente e permaneça sentado até que digamos um OK, que é o meu caso. Depois de estabelecer o que espera do seu cão, seja consistente. Até que ele lhe ofereça aquilo que espera dele, não ceda. Ele rapidamente vai aprender que permanecer sentado e quieto em frente à porta enquanto pegamos na chave e colocamos a trela e coleira é a forma mais rápida que ele tem de aceder à rua. Se ele se levantar, então esse acesso ser-lhe–á negado.

Pratique este exercício diariamente até que seja automático. Estes exercícios são muito importantes e extremamente úteis para a nossa convivência com os nossos cães.
Em baixo deixo dois vídeos de exemplos de auto controle, um à porta antes de ir passear e outro a colocar a comida no chão.

Bons treinos!




Comentários

Sara Favinha disse…
Cláudia, muito importante seu post. É essencial que o cão saiba se controlar em determinadas situações e treinamos isso dia-a-dia com nossos clientes. O Desafio 4 da Tudo de Cão foi nesse sentido também, prmomover o auto-controle do cão através de métodos positivos, e muita diversão nos vídeos. Estão lá no blog, dê uma olhada! Estamos sentindo falta de Safira participando...

Beijos!

Mensagens populares deste blogue

5 mitos do cão "agressivo"

NÃO QUEIRA UM CÃO DE GUARDA Por Claudia Estanislau

Estimulação Mental com a Amanda