Quem está por trás do Cãosciência?

Sabe quem está por trás do blog Cãosciência? Há 4 anos a escrever sobre cães para informar e divulgar e ajudar os donos e os seus cães e a comunidade em geral a aprender mais sobre treino, comportamento e acima de tudo sobre reforço positivo!

Cláudia Estanislau a criadora da empresa IAAD (Its All About Dogs), começou o seu interesse por cães desde  nova, fazendo voluntariado com várias instituições de recolha de animais de rua em  Portugal durante a sua adolescência, nomeadamente em S. João da Madeira, Porto e  Coimbra. Em 2004 mudou-se para Inglaterra e continuou o seu interesse por cães,  iniciando voluntariado com uma das melhores e mais bem organizações de recolha de  animais, Battersea Dog’s Home em Londres.
As suas funções dentro do voluntariado passaram do companheirismo aos variados  cães que se encontravam para adopção, para funções de sociabilização e  posteriormente aplicação de técnicas de relaxamento canino como a conhecida  massagem TTouch, treino de comandos básicos e avaliação comportamental.
Durante o seu voluntariado na Battersea Dog’s Home, Cláudia ingressou em vários  cursos de formação relacionados com sociabilização canina, treino e  comportamento, despertando assim o interesse por ingressar em mais cursos e  continuar a sua educação.
Em 2005 Cláudia foi para o Canada para um curso de formação de treinadores com a  duração de 3 meses com Ben Kersen and the Wonderdogs. Neste curso a Cláudia  aprendeu técnicas de treino e resolução de problemas comportamentais caninos, deu  aulas de treino de grupo e individuais.
As técnicas aprendidas no curso no Canadá eram baseadas em punições e reforço  negativo e apesar de não conhecer nada mais, quando voltou a Inglaterra, a Claudia  começou a ler o livro “The other end of the leash” da Patricia Macconnell e “Culture
Clash” da Jean Donaldson e decidiu matricular-se no instituto CASI, presidido pelo Dr. James O’Heare, no Diploma DTBC (Dog Training  and Behaviour Consulting) para aprender e aperfeiçoar técnicas e métodos baseados no reforço positivo.
IMG_1273

Em 2006 nasce então a empresa It’s All About Dogs que teve um grande desenvolvimento em Inglaterra. A par com o trabalho  desenvolvido com RSPCA onde a Cláudia se tornou Especialista em Avaliação Caninae responsável máxima pelo Apoio ao Adoptante  a empresa ganhou reputação de um grande apoio quer a nível de treino básico mas acima de tudo na resolução de problemas  comportamentais de cães de companhia.
A Claudia é membro da APDT, da AABP (Association of Animal Behaviour Professionals) treinadora certificada pela IPDTA (  International Positive Dog Training Association) e mais recentemente Membro internacional da PPG – Pet Professional Guild.
A Claudia continua a sua formação, tendo desde a formação da sua empresa, sido oradora de diversos seminários em Portugal,  durante 1 ano e meio escreveu artigos para a revista mensal Cães e Companhia e é hoje administradora também de um curso para  treinadores.
Os objectivos principais da Its All About Dogs são fornecer serviços de acompanhamento para a educação e treino básico de cães para  viverem em harmonia com os seus companheiros humanos.
A título individual o objectivo é informar e formar donos de cães acerca das formas mais eficazes, práticas e gentis de lidar com os  cães. A Claudia tem experiência extensa em treinar e educar cães usando reforço positivo e acredita que através da informação  adequada, sociabilização apropriada e acompanhamento constante e útil pode poupar a vida de muitos cães que acabam  abandonados ou mortos por
IMG_1969
desenvolverem problemas que advêm da falta de conhecimento e acompanhamento capaz.
Para tal e desde a formaç
ão da empresa Cláudia tem vindo a desenvolver um trabalho extenso para providenciar de forma útil, fácil e  acessível a todos essa infor
mação através da página da no Facebook da Its All About Dogs, do Fórum da Its All About Dogs, e dos  blogues “Cãosciência”, “Chamaram-me Safira” e “Diário do Cão Acorrentado”.
Neste momento encontra-se a desenvolver a sua actividade como treinadora e comportamentalista em Santa Maria da Feira, cobrindo as zonas da Feira, São João, Espinho e Porto.

  • Diploma DTBC (Dog Training and Behaviour Consulting) pelo CASI Institute – mentor Dr. James O’Heare, especialização em agressão canina
  • Docente na Universidade Lusófona no curso CET de Cinotecnia
  • Autora de artigos para a revista Cães e Companhia
  • Autora de variados artigos para publicações estrangeiras nomeadamente para Espanha e Brasil
  • Docente na Pós-Graduação em Comportamento Animal módulos de treino e comportamento canino
  • Representante portuguesa da PPG Internacional
  • Várias entrevistas pela comunicação social acerca do treino e da lei dos potencialmente perigosos
  • Organizadora do seminário com o Dr. Ian Dunbar em Portugal Setembro 2012
  • Oradora no Zootec 2013 em Foz de Iguaço em Maio de 2013
  • Oradora no seminário treino positivo em São Paulo – Brasil Maio de 2013
  • Oradora num workshop para adestradores em São Paulo – Brasil, Maio de 2013
  • Oradora a par com a Drª Karen Pryor seminário em Portugal Setembro 2013
  • Palestrante nas I Jornadas de Treino e Comportamento Animal – Bragança Outubro 2013
  •  Gestora de um curso para treinadores através da Its All About Dogs tendo muito sucesso com os alunos
  • Tradutora oficial dos livros “Antes de ter o seu cachorro” e “Depois de ter o seu cachorro” do Dr. Ian Dunbar e do livro “Choque de Culturas” da Drª Jean Donaldson
  • Participante do seminário Woof em Inglaterra Fevereiro de 2013
  • Participante das sessões de 3 dias da SPARCS Junho 2013

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 mitos do cão "agressivo"

NÃO QUEIRA UM CÃO DE GUARDA Por Claudia Estanislau

Estimulação Mental com a Amanda